Volume… No máximo?

tumblr_m9lfatMEBE1rsmfs0o1_500Celular OK.
Fones de ouvido OK.
Playlist com músicas favoritas OK.
Volume… No máximo?

Não importa aonde vamos, sempre tem alguém com fones nos ouvidos. Ouvir a música favorita indo para a escola, faculdade, trabalho ou enquanto faz alguma atividade é muito bom. É como viver cada momento do dia com uma trilha sonora, às vezes até criamos um clipe da música em nossas mentes… Mas há pelo menos dois problemas em ouvir música com volume alto nos fones de ouvidos.

Primeiro: Problemas auditivos

Para quem usa fones durante um longo período, precisa ter alguns cuidados quanto ao volume da música. Segundo os fonoaudiólogos, o correto é ser exposto a um som de no máximo 85 dB (decibéis), volume equivalente ao barulho do trânsito de uma avenida movimentada, por até 8 horas. Os fones de ouvidos por inserção (como o da imagem abaixo) não são recomendados, pois ele aumenta em até três vezes a intensidade do som. E pode também machucar o canal auditivo, causar retenção de cera e até inflamações. É recomendado o fone em formato de concha.

Segundo: Distração

O perigo pode estar em qualquer lugar. Ao atravessar a rua, por exemplo, a pessoa com fones no ouvido não vai ouvir se um carro frear, e o carro pode não parar a tempo de evitar o atropelamento. Não importa o quanto chamem a pessoa, ela não vai ouvir. Há muitos outros episódios ruins que podem vir acontecer por causa da distração, como assalto, bala perdida em meio a um tiroteio, entre outros.

Portanto, deixe para ouvir sua música favorita em volume alto quando estiver em casa ou em um ambiente tranquilo. Não arrisque sua segurança e nem sua saúde auditiva, evite todos esses problemas.

v80n1a10-fig02

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta