Você Sabe o Que é TI Verde?

Florianópolis SC – Área de Tecnologia da informação mais sustentabilidade, uma mistura que muitas empresas e gestores de TI encontraram para unir o útil ao agradável trazendo a tona da sociedade tópicos como o descarte de materiais eletrônicos, eliminação ou redução de materiais nocivos e auto sustentabilidade energética.

Mas traduzindo de uma forma mais clara e objetiva o que é exatamente TI Verde? Se refere a Redução de Dióxido de Carbono, redução de eletricidade e também o encaminhamento e tratamento de lixo digital com o objetivo de reduzir consideravelmente os impactos ao meio ambiente.

Hoje vivemos em um mundo altamente tecnológico e tal dependência se refere ao fato de termos a disposição computadores na nossa vida pessoal ou trabalho automatizando certas tarefas. Fazer compras pela internet não chega a ser um luxo, mas sim um hábito de muita gente e para essas atividades encontramos diversos tipos de computadores operando no “meio do caminho”, sendo assim, as práticas de TI Verde tem a missão de otimizar os processos relacionados a utilização e operação desses computadores.

Para ilustrarmos uma situação muito prática de TI Verde é a redução do consumo de energia pela maioria dos componentes eletrônicos. Hoje muitas empresas de fabricação de componentes computacionais investem muito na pesquisa e desenvolvimento desses componentes e já estão colhendo seus frutos, um exemplo são os microprocessadores que realizam muito mais operações e economizam muito mais energia do que há 5 anos atrás.

Não somente a área de Hardware está sendo afetada mas também a área de software vem sofrendo muitas mudanças positivas com relação a TI verde. Muitos softwares hoje tem sido desenvolvidos em prol da otimização de processamento fazendo com que o processador realize várias tarefas ao mesmo tempo ao invés de realizar uma tarefa de cada vez, isso faz com que o processador habilite seu modo de economia de energia por um tempo maior. Podemos classificar isso como softwares livres, orgânicos ou naturais que é o que mais se ouve falar hoje em dia relacionado a software.

Já existe a prática da utilização do SELO VERDE, uma iniciativa da USP que consiste em reconhecer as empresas que trabalham com TI e utilizam componentes auto sustentáveis na fabricação de seus produtos e ou realização de seus trabalhos, a Itautec uma das gigantes de fabricação de notebooks e componentes eletrônicos já recebeu esse selo no ano de 2000. Para receber esse selo como um dos critérios de avaliação é o fato de não utilizar metais pesados, como chumbo e cádmio na construção de seus equipamentos, reduzindo a contaminação do meio ambiente e apresentando crescimento de eficiência energética.

A nós consumidores e profissionais que trabalham com qualquer equipamento tecnológico resta saber se o que estamos adquirindo é um produto que já possui o SELO VERDE, se muitos já abraçaram essa idéia vamos fazer nossa parte e colaborar, e é claro o planeta agradece.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Analista de TI da empresa Callisto Desenvolvimento em ERP e responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 7 Comments

  1. Obr Jesiel - VPR de Araranguá - SC disse:

    Muito bacana essa materia..

  2. Fernando disse:

    Muito Legal! :D

  3. leandro fernando disse:

    Eu posso então chegar na loja e pergunta ao vendedor se o equipamento possui ou não o selo verde? Como saber quais as empresas que já possuem o selo verde?

  4. Diogo Delanlho disse:

    Poxa, muito bacana a matéria…vou prestar mais atenção na hora de comprar meu próximo PC. E sem duvida vou passar essa notícia a diante. Abraço e obrigado pelas informações!

  5. Fernando antunes Rodrigues disse:

    Empresas como Banco Real, Unilever, Cemig e Fleury e a itautec já contam com iniciativas para tornar a gestão de tecnologia mais ecológica.
    O selo verde foi implantando pela primeira vez pela usp, mas as definições de selo verde são realizados pela junta comercial de cada estado.

  6. eu nem sabia!!! Valeu pelo esclarecimento !

Deixe uma resposta