Você já se perguntou o porquê do início do ano ser dia 1º de janeiro?

Calendario-de-Feriados-2014Os fenômenos da natureza sempre intrigaram o homem, e ao observar que eventos físicos se repetiam sempre de forma cíclica, foi possível fazer a contagem do tempo e organizá-lo em dias, semanas, meses, estações, anos, etc.

Vários calendários foram “criados” para auxiliar as civilizações.  Na maior parte do mundo e nos países ocidentais o calendário utilizado é originário dos romanos. O primeiro a instituir o dia 1º de janeiro, como a data que marca o início do ano foi o calendário “juliano” estabelecido pelo imperador romano Júlio César (46 anos a. C.).

Até então, o inicio do ano acontecia no mês de Março. A mudança ocorreu, pois o calendário que vigorava em Roma era dividido em 10 meses e isso provocava um desajuste nas datas que marcavam as estações a cada ano, de forma que nunca concediam.

O calendário “juliano” foi ainda substituído pelo “gregoriano” (é esse que prevalece até os dias atuais). Com alguns ajustes, o ano ficou dividido em 12 meses e 365 dias, e de 4 em 4 anos é incluído um dia em fevereiro (chamado de ano bissexto), dessa forma o calendário anual ficou ajustado com a translação da Terra. Sendo assim, a virada de ano cai sempre no dia 1º de janeiro.

 

 

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta