Saiba Como Escolher o Melhor Antivírus Para Seu PC

Florianópolis SC – Todos sabemos que manter uma suíte de segurança em nosso pc é uma tarefa primordial nos dias atuais, tal prática é motivada pelo grande volume de ameaças (vírus) que encontramos diretamente na web e se alastram de forma muito grande através de dispositivos móveis como pen-drives, cartões de memórias, etc…

Mas essa tarefa de escolher o melhor conjunto de ferramentas de segurança não tem sido uma tarefa tão fácil, pelo falta de conhecimento do usuário onde não são levados em considerações muitos pontos relevantes na hora dessa escolha e que podem fazer a diferença muito grande lá na frente.

Por mais que hoje nossos computadores tenham evoluído de uma forma tão substancial onde o processo de formatação(limpeza total do sistema operacional apagando todos os dados do HD) tende a ser rápido, ao fato de que a qualquer momento quando um desktop ou notebook vêm a ser infectado por um vírus a primeira coisa que vem a mente é a de fazer esse processo.

Pois bem isso em termos pode resolver o problema, mas muitas vezes não pensamos que isso que acabamos de fazer pode acabar jogando por água baixo todo um trabalho de configuração, manutenção de dados, e sem contar que o tempo que se leva para deixar um computador apto a utilização novamente, muitas vezes é um tempo grande (em torno de 3 horas) para pôr todos os softwares, drivers e demais ferramentas como estava anteriormente, domesticamente pode até ser viável mas em ambiente corporativo o custo é alto.

Sendo assim, todo esse transtorno muitas vezes causado por um software malicioso, e também pela má escolha de uma suíte de segurança confiável, a escolha do mesmo deve ser criteriosamente analisada levando em considerações alguns pontos importantes como: escaneamento sob demanda, proteção em tempo real, velocidade, leveza entre outros.

Abaixo segue uma lista divulgada pela AV Comparatives uma das instituições mais conceituadas em se tratando de análise de segurança de software, mostrando os principais antivírus com sua respectiva classificação no ranking mundial, aqui são mostrados os 10 primeiros da lista, cabe agora você usar números para avaliar qual a melhor suíte a escolher.

1º – Kasperky
2º – F-Secure
3º – Avira
4º – Bit Defender
5º – Eset Nod 32
6º – GData
7º – Panda
8º – AVG
9º – Microsoft
10º – Mcafee

Para mais detalhes acesse o link http://www.av-comparatives.org/images/stories/test/summary/summary2011.pdf onde são mostrados mais detalhes com relação aos testes realizados pela AV comparatives, como também outras suítes avaliadas e que não obtiveram uma boa classificação.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Analista de TI da empresa Callisto Desenvolvimento em ERP e responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 8 Comments

  1. Amigo disse:

    Coisa do Fernando Antunes, tá de Parabéns :)
    Acho que tem que usar a NET da forma mais eficiente e consciente o possível!
    Falow….

  2. Amigo disse:

    Estão de Parabéns pelo Trabalho nesse WEBSITE!

  3. Jay disse:

    Eu não fazia idéia de como escolher mesmo um antivírus..
    Só medimos o transtorno quando já não carrega nem um vidiozinho sem levar uma eternidade!! rsrsr

  4. Essa materia me tirou muitas duvidas sobre os antivirus… agora virus nem pensar rsrs..

  5. nossa o q uso nem tah ali!!! hehehe

  6. Qualquer um menos o Psafe! Porcaria de antivírus. Não serve para nada a não ser detonar o PC. Para quem está tentando se livrar dele, segue um passo-a-passo bacana: https://limpandopc.blogspot.com

  7. Paula disse:

    Qualquer um menos o Psafe!!! Esse antivírus DETONOU com o meu computador. Não recomendo pra ninguém. É uma DROGA!!!

Deixe uma resposta