Primeiro dia na faculdade, como encarar?

Primeiro dia na FaculdadeFaltando apenas um mês para o início das aulas, muitos estudantes começam a ficar preocupados, pensando: “Meu primeiro dia na faculdade, como encarar? Afinal, estou entrando em um universo totalmente diferente do que estava acostumado, saindo do ensino médio e começando uma nova etapa, a vida universitária…”. No ensino médio, você deve seguir de forma “rígida” as imposições, em compensação no campo acadêmico, as ideias são apresentadas, basta aceitar, ter iniciativa e estar disposto a aprender.

Segundo Verônica Brayner, coordenadora Geral de Graduação da UNICAMP, ao entrar na faculdade, o estudante precisa ter consciência de que começa sua carreira. “A preparação superior é que forma um profissional com perspectiva geral de diversas áreas”, declara ela.

No entanto, a Coordenadora da UERGS, Fernanda Vieira Silva, diz que o ensino na graduação é teórico e só tem serventia se aliado à prática. E ela diz que para que isso aconteça o estudante precisa “correr atrás”. “Dentro da sala de aula ele ai ter bem pouco do que precisa para ser um bom profissional. Muita coisa só é aprendida na prática. E, para isso, tem de saber se relacionar com as pessoas. É assim que vai viver sua história na faculdade”, acredita a coordenadora.

Ou seja, para você se dar bem na faculdade, é necessário, como em tudo na nossa vida, colocar força. E por mais que o tempo dedicado em certos momentos pareça ser em vão, o importante é olhar lá na frente e manter o foco, sem se deixar abater. Por que sabemos que “Ser jovem é ser visionário”, ter visão de quê? Visão do que queremos conquistar, no caso, conhecimento, experiências e um diploma. Para começar este semestre bem acompanhe as dicas a seguir.

*  Durma mais cedo no dia anterior

*  Chegue cedo

*  Tenha cuidado com o que vai vestir

*  Seja discreto

*  Não tenha vergonha de perguntar

Colaboração: Bruna Fontanelli

Fontes: http://vestibular.universia.com.br/ -  http://www.doceabril.com.br

Este Post Há 1 Comentário

  1. Great article, just what I was looking for.

Deixe uma resposta