Por que Manezinho da Ilha?

unnamedO termo “Manezinho da Ilha”, designado àqueles que nascem em Florianópolis e região, foi inicialmente taxado de pejorativo, mas gradativamente, o termo transformou-se em uma forma carinhosa dos nativos lembrarem suas origens.

É difícil não associar o “Manezinho” com alguém bobo e lesado. Porém a  etimologia da palavra contradiz essa definição. A raiz da palavra Mané está relacionada a uma abreviação do nome Manoel, e esse por sinal, tem origem Hebraica e significa “Deus está conosco” (segundo o site Origem da Palavra).  

Manoel era um nome muito comum entre imigrantes das Ilhas dos Açores. Ao chegarem a Florianópolis, os inúmeros “Manoeis” estabeleceram e difundiram sua cultura que é vista até hoje; no artesanato de rendas de bilros, na culinária, na arquitetura, enfim…

Quando novos fluxos de imigrantes (não açorianos) surgiram, e a cidade passou a ter regiões mais urbanizada que outras, houve um processo diferenciação cultural. E os que pertenciam a locais mais isolados (e que não haviam acompanhado o desenvolvimento) passaram a ser chamados de “manezinhos”.

O que colaborou para a valorização do termo foi seu uso por ícones do esporte, como o tenista Gustavo Kuerten, que declarou ser manezinho com orgulho quando ganhou o importante título. Hoje, muitos veículos de comunicação costumam chamar os nativos da ilha dessa forma, sem parecer ofensivo.

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta