José do Egito – De Escravo a Governador

José-do-Egito

A minissérie José do Egito levou a muitos lares a história surpreendente de José, o segundo filho mais novo de Jacó, e com ela muitos ensinamentos que podemos aplicar no dia a dia.

José era o filho preferido, e por esse motivo seus irmãos tinham muita inveja dele. Com objetivo de se livrar do caçula, venderam-no para um mercador midianita, por vinte ciclos de prata, e José foi levado para o Egito como escravo.

Durante grande parte do tempo em que viveu no Egito, José foi humilhado, maltratado, chicoteado, injustiçado e preso, e tudo isso porque se manteve fiel a Deus. Lá ele encontrou vários deuses estranhos, todos criam em imagens de barro, porém ele se manteve firme crendo no Deus de seu pai, mas respeitando as crenças egípcias.

Os superiores do Egito perceberam que apesar de tudo o que José passara, ainda assim não havia perdido a sua fé, tudo que ele colocava as mãos, prosperava. E com isso José se tornou governador do Egito, o posto mais alto depois de Faraó. Deus o honrou de uma maneira tão sublime, que o próprio José disse: ‘’Deus me fez próspero na terra de minha aflição’’ Gênesis 41:52

Ele foi usado para garantir a descendência de seu pai, como havia prometido a Abraão. Toda a terra estava passando por um período de fome e seca, porém no Egito nada faltava.

Um detalhe muito importante é que José era um homem livre e não um escravo, porém mesmo assim ele nunca se rebelou contra seus donos, ao contrário, Ele confiou que os planos de Deus eram maiores.

A Bíblia não relata sua história em vão, Deus fez questão de deixar registrado em Sua palavra para mostrar que podemos confiar nEle. Mesmo quando as coisas parecem estar difíceis ou estejamos diante do impossível, Deus está conosco, porém é preciso confiar.

“Deus nunca mudou! A fé de José é um exemplo a ser seguido. Mesmo diante das dificuldades e tentações, ele se manteve fiel a Deus, e não se permitiu sujar a consciência.” (Diego Teles – FJU Caçador).

“A história de José mostra que mesmo com tantas tribulações, com a família contra a pessoa, problemas, dificuldades, Deus nunca nos desampara, e quando obedecemos a Ele, Ele nos honra. Essa foi minha experiência.” (Sérgio Gonçalves (FJU Chapecó).

“Essa Minissérie é muito marcante, nunca me esqueço da cena em que Jacó soube da suposta morte de José, se humilhou a Deus em meio à dor e o Glorificou mesmo passando por um momento terrível, porque ele confiava em Deus e sabia que pra tudo existia o propósito, sempre que passo por um momento difícil essa cena vem em minha mente, e ao invés de reclamar, glorificamos a Deus, pois Ele tudo sabe.” (Ana Paula Caciano – FJU Joaçaba).

* Significado de PROSPERIDADE: A palavra prosperidade vem do latim prosperitate, que significa estado ou qualidade de próspero, feliz, abastado, que está em plena ascensão, é um conjunto de situações envolvendo saúde física, mental, financeira, ambiental e social. Pessoa saudável em todas essas áreas da vida.

* Para assistir a minissérie acesse esse link.

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta