Jogos violentos induzem a agressividade?

Jogos-violentos-reduz-a-hostilidadeMuito se questiona acerca dos jogos violentos, afinal de contas seus usuários acabam se tornando mais agressivos? Diversos estudos já foram feitos sobre esse assunto e diferentes resultados foram encontrados.

Os jogos eletrônicos surgiram na década de 70 e vêm conquistando cada vez mais espaço em nosso meio, fascinando crianças, adolescentes e adultos a mergulharem em um mundo onde o virtual toma conta do real.

Em estudo realizado na Inglaterra, o professor John Colwell da Middlesex University, afirma que há um número crescente de evidências que sugerem a existência de uma relação entre jogos de computador e agressividade, sendo que esta aparentemente aumentou em rapazes com o tempo de exposição a tais jogos.

Outro estudo feito por cientistas canadenses analisou o comportamento de 100 adolescentes de 13 a 14 anos e constatou que a superexposição a jogos violentos diminui a solidariedade deles com o próximo, deixando-os mais imaturos. Porém muitos adolescentes podem jogar este tipo de jogo e não ter nenhuma mudança de comportamento. Os problemas foram observados naqueles que passavam mais de três horas por dia jogando os jogos violentos, sem terem nenhuma interação com o mundo real.

Os pais devem estar atentos, pois jovens que trocam o real pelo virtual utilizando a linguagem da violência podem estar com muitas questões que precisam ser resolvidas, sejam elas de âmbito emocional, social, cultural ou econômico e utilizam os jogos como uma válvula de escape para fugir de seus problemas.

Por Kelly Kirst

 Fontes: 

ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos e violência: desvendando o imaginário dos screenagers. FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 11, n. 18, p. 437, jul. 2002.

JOGOS violentos deixam jovens mais imaturos, diz pesquisa. Notícias R7. Disponível em:  <http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/jogos-violentos-deixam-jovens-mais-imaturos-diz-pesquisa-16022014>.

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta