Expressão – Passar a mão na cabeça

tumblr_ld81gaSf0J1qer4tso1_500Será que você sabe o outro significado desta expressão?

Muitas expressões como “dar zebra”, “pagar o pato”, “salvo pelo gongo”, entre outras, no geral, são empregadas de forma correta, porém a história que deu origem a cada uma dessas expressões é algo que muitos ainda estão para descobrir.

Hoje vamos falar da expressão “passar a mão na cabeça”. Segundo o Dicionário de Gírias, quando alguém passa a mão na cabeça de outrem está encobrindo seus erros.

Só que diferente do que podíamos imaginar, essa expressão tem origem judaica, e está relacionada ao costume de passar as mãos pela cabeça descendo até a face, com a intenção de abençoar (a afirmação vem também do Dicionário de Gírias).

Portanto, para que o uso da expressão fique mais coerente com sua origem, precisamos entender o outro sentido que ela representa que é o “perdão”.

Se em algum momento você estiver numa situação onde alguém te prejudicou, experiente “passar a mão na cabeça” dessa pessoa, tornando a situação sem o menor significado. Soaria da seguinte forma: “Vamos esquecer o que passou e seguir em frente”. E dessa forma você estará abençoando, não só o cidadão que te causou prejuízo, como a si mesmo ao decidir perdoa-lo.

Você sabia disso? Alguma vez já passou uma situação onde precisasse “passar a mão na cabeça” de alguém? Deixe seu comentário.

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta