Entrevista de Emprego, Saiba Como se Sair Bem Nessa

Florianópolis SC – A entrevista de emprego é considerada o primeiro degrau para entrar no mercado de trabalho. Apesar de que esse degrau para algumas pessoas seja fácil de atravessar, para outras chega a ser um tanto desconfortável, ao passo que para se manter confiante e demonstrar ao entrevistador que tem total competência para assumir o cargo proposto as vezes só não basta, e ainda assim a grande maioria dos entrevistados necessitam se preparar corretamente para evitar erros que podem acabar custando a vaga que está sendo disputada.

Mas se estou proposto a assumir a vaga por que preciso ser entrevistado? A necessidade de conhecer o candidato, saber suas experiências anteriores, empresas nas quais passou e trabalhos que realizou irá ajudar o entrevistador a identificar cada vez mais se o perfil do candidato se aproxima do perfil da empresa sabendo se o mesmo irá agregar de uma forma produtiva ou não.

Lembro-me de uma certa ocasião onde fazia uma entrevista para trabalhar no setor de tecnologia de uma empresa do ramo de Eletricidade, onde o entrevistador me fez a seguinte pergunta “E se o nosso CPD pegasse fogo o que você faria?”, realmente não estava preparado para essa pergunta, mas mantive a calma e respondi tranquilamente o que eu faria naquele exato momento, ou seja, esteja preparado para qualquer pergunta e acima de tudo mantenha o seu equilíbrio.

Na hora da entrevista muitos candidatos acreditam estar preparados para a vaga que está sendo oferecida, mas o nervosismo se transforma em dificuldade de demonstrar isso ao recrutador fazendo com que o mesmo não consiga passar a confiança necessária ao mesmo que possui todas as atribuições necessárias para assumir o cargo em questão.

Na hora da entrevista seja bastante objetivo passando a ele proximidade dos seus objetivos com os objetivos da empresa, passe confiança, fixe seu olhar, cuide com sua postura, palavras mal colocadas fazem toda a diferença nessa hora. Lembre-se que nesse momento você é o produto a ser vendido e a empresa é seu cliente então haja dessa forma até o fim da entrevista.

Essas pequenas explicações servem para todos aqueles que estão no mercado de trabalho ou que ainda estão se preparando, mostrar que esse tipo de entrevista sempre irá acontecer em todas as áreas seja TI, Medicina, Vendas, etc, e estar preparado diante dessas situação só irá fazer com que você amadureça cada vez mais e conquiste seu espaço nesse concorrido mercado de trabalho.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Analista de TI da empresa Callisto Desenvolvimento em ERP e responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 2 Comments

  1. obr.monica-balneario camboriu disse:

    essa materia é de grandiosa utilidade para todos!

  2. Obr.César Filho disse:

    Essas dicas realmente ajudam muitos jovens!!!! Que Deus continue abençoando cada vez a FJB De Sc e todo Brasil!!!

Deixe uma resposta