Desintoxicação Digital

Florianópolis SC – Facebook, Linkedin, twitter, MySpace, Foursquare, Orkut, Ning, tagged, Dihitt, Badoo enfim são somente algumas das principais redes sociais de grande acesso no Brasil e no mundo. Mas uma das perguntas que não quer calar; Por que nos intoxicamos com a grande quantidade de redes sociais e acabamos conectados nelas boa parte do nosso dia?

Hoje o advento das redes sociais, tem um impacto direto na vida das pessoas, das empresas enfim da sociedade no geral e mais do que tudo pode ser encarada como uma revolução digital como foi na história a revolução industrial a alguns séculos atrás. Por isso que hoje sabemos que as relações são muito mais digitais e que todos estão cada vez mais conectados e isso revela a importância de manter um equilíbrio.

Se olharmos por outro ângulo, hoje grande parte das redes sociais tem uma característica muito voltada para o ambiente empresarial, ou seja, as empresas entenderam isso e já colocaram em prática, pois sabem a importância do marketing digital que aproxima dos consumidores e demais públicos de interesse.

Muitas pessoas hoje utilizam a expressão “desintox digital” para dar um tempo nessas em suas vidas sociais digitais, pois de fato essas coisas chegam a um ponto de viciar e consomem boa parte da nossa vida diariamente. Existem relatos de pessoas que solicitaram a exclusão de redes sociais como essa, mas isso é impossível e um caso clássico é o do facebook que te dá a opção de adormecer a conta, ou seja, esse dar um tempo simplesmente pode ser quebrado ao ponto que você acessa novamente o facebook como se nada tivesse acontecido.

Mas o mais importante de tudo é não nos tornar dependentes de tecnologia, fazer com a nossa vida pessoal não tenha nenhuma referência ou qualquer ligação com atividades virtuais pois preservar o contato físico, ou seja, sair com os amigos, conversar, manter um círculo de amizade sem necessariamente estar utilizando uma rede social para isso é extremamente importante e bom inclusive para sua saúde. Em situações extremas tente um SPA rural durante um fim de semana sem internet, sem celular, sem computador se você entrar em pânico talvez esteja precisando mesmo de um desintox digital.

E você conseguiria ficar longe de suas redes sociais, comunidades, blogs e vlogs afim de mudar um pouco seu estilo High Tech? Deixe seus comentários.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta