Como anda sua postura?

imagem principal 1A coluna vertebral é uma das partes mais importantes do esqueleto. Ela proporciona viabilidade e manutenção da postura ereta, mobilidade, absorção e dissipação de choques e impactos, proteção do sistema nervoso central (medula) e auxilia na proteção de órgãos vitais juntamente com as costelas. Por ela ter funções tão fundamentais para o corpo, precisa de certos cuidados. Porém, muitas pessoas não dão a devida importância para ela.

Dor nas costas costumava ser mais comum em pessoas idosas, mas muitos jovens passaram a ter esse problema. Dentre os jovens, a dor pode ser causada por má postura (tanto no sentar como ao dormir), exercícios praticados de maneira errada ou com carga muito alta, sedentarismo, quedas, estresse, hérnia de disco, ciática, entre outras coisas.

A melhor forma de evitar as dores e doenças de coluna é praticando exercícios, sempre respeitando os limites de carga que pode suportar, de preferência com acompanhamento de um personal trainer. Os exercícios ajudam a melhorar a postura, fortalecendo as costas e dando mais flexibilidade.

Dormir com a postura certa também evita as dores, proporcionando melhor noite de sono. O mais recomendado é dormir deitado de lado, com os joelhos semiflexionados e usar dois travesseiros: um para a cabeça (formando um ângulo de 90 graus entre a cabeça e o colchão) e outro entre os joelhos. (Veja imagem abaixo)

Se as dores persistirem mesmo com todos esses cuidados, é preciso procurar o médico. A dor é um sinal de que algo no corpo está errado. Por isso é importante ficar atento à curvatura da coluna. Se ela foge da curvatura normal, a visita ao médico é indispensável!

Veja algumas imagens referentes à postura:

IMAGEM 04 IMAGEM 03 IMAGEM 02IMAGEM 01

 

POSIÇÃO CORRETA

  1. REFERÊNCIAS
  2. http://www.mundoeducacao.com/biologia
  3. http://www.minhavida.com.br/saude
  4. http://revistavivasaude.uol.com.br

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta