Conhecendo a Origem do Voto

ELEIO_~1

 Para se falar sobre política, é preciso primeiro entendê-la, saber onde surgiu, o que ela representa, assim sendo conseguimos ter maior consciência que nossos atos como cidadãos são importantes.

A palavra política, bem como sua origem, vem do grego “politéia”, e o motivo de sua criação, foram algumas necessidades de criar regras e de eleger governantes de diferentes grupos sociais.

É normal lembrar-se de política e logo relacioná-la a maior manifestação da democracia, chamada de Eleição. Esta mesma como sabemos, acontece de quatro em quatro anos, para expressar o desejo por mudança, ou satisfação do trabalho realizado pelos governantes.

A origem do voto, esta nas tribos guerreiras, que elegiam seus chefes militares através de gritos. Mas as primeiras eleições noticiadas aconteceram na Grécia, nas cidades de Esparta e Atenas, e em algum tempo, espalhou-se para vários lugares no mundo.

No Brasil, em 15 de Novembro de 1889, surgiu o Governo Provisório, onde quem governava era Deodoro da Fonseca, o Proclamador da República. Dia 25 de Fevereiro de 1891, ocorreu a primeira eleição indireta* à Presidente da República, onde foi eleito Marechal Manuel Deodoro da Fonseca com 55,13% dos votos. Porém um ano antes da eleição, para ser mais exata no dia 23 de Junho de 1890, havia sido decretado o “Regulamento de Alvim”, onde a própria população escolheria o representante, porém, não foi o que aconteceu.

O favoritismo era de Prudente de Morais, porém com a ameaça dos militares, os parlamentares foram obrigados a votar em Deodoro. Mas o inesperado aconteceu, para surpresa, o vice da oposição fora eleito, Floriano Peixoto com 65,38% dos votos. Naquela época, eram realizadas eleições para Presidente e Vice-Presidente separados.

Não contando com a surpresa de ter alguém da oposição em seu Governo, Deodoro da Fonseca, renunciou 8 meses após a eleição.

 *Eleição indireta: A população escolhia ‘delegados’ para representá-los, em outras palavras, era a voz do povo.

Por: Daniela Pedroso

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta