Carreira certa a seguir?

decisão

 Muitas pessoas já sabem desde crianças qual carreira e profissão querem seguir. Mas isso não se aplica a todos. A maioria dos estudantes as vésperas do vestibular, ainda não sabem ao certo em qual área se especializar. Muitos almejam uma profissão pelos motivos errados. Ex: Meu pai é um médico renomado, vou seguir essa carreira e me destacar como ele. O sonho da minha mãe é que tenha um advogado na família… e assim por diante.

Alguns optam simplesmente pela carreira mais cômoda, ou a mais ‘fácil’. Muitos são os fatores que induzem o estudante à uma escolha infeliz, que terá consequências nada saldáveis no futuro. Mesmo que já tenham se decidido, ainda assim lá na frente muitos mudam de opinião. São médicos querendo ser músicos, arquitetos querendo ser advogados…

Para evitar essas escolhas erradas, vale pesar seus talentos, aptidões e vocações. Tudo isso deve-se levar em consideração na escolha de uma profissão. Há também o chamado teste vocacional, que auxilia muito quem ainda tem dúvidas sobre o futuro profissional.

Nem sempre vai ser possível acertar na escolha, as vezes é preciso arriscar, experimentar, mudar, inovar. Mas uma receita que nunca falha, é simples: Fazer o que gosta! Ninguém consegue ser um profissional realizado fazendo o que não gosta. Pode ter sucesso por algum tempo, mas se não estiver no sangue, a motivação dura um tempo, dois tempos…

É simples assim. Um profissional de sucesso, é um profissional feliz com o que faz.

Por: Talita Prudêncio

 

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta