Atenção: Empresas Analisam Redes Sociais Para Contratar

Procedimento é cada vez mais comum antes de empregar funcionários

Com os avanços tecnológicos é possível acessar a internet de qualquer lugar. Sinal disso é que as redes sociais transformaram-se, de certa forma, em diários virtuais e têm acompanhado as pessoas em casa, no trabalho ou no lazer, já que o acesso pode ser feito até do celular.

A novidade é que agora as empresas, antes de efetuarem uma contratação, além de entrevistas, também consultam as redes sociais como o Facebook, para saber mais sobre o candidato. “Por isso, é bom ter cuidado com aquilo que é postado em sua página pessoal”, diz a psicóloga e consultora de recursos humanos Karen Cristina Silva.

Algumas empresas já têm profissionais específicos para conhecer a vida do candidato na internet. “Isto, para saber se ele escondeu algo na entrevista ou até mesmo para conhecê-lo melhor ou ainda para encontrar um funcionário dentro de um perfil procurado”, afirma a especialista.

Segundo a psicóloga, há algumas dicas para proceder em suas publicações na internet: “Quando for publicar fotos, evite aquelas em que aparece com pouca roupa ou consumindo bebidas alcoólicas. Cuidado com os erros de português ao fazer um post. Não exponha suas opiniões sobre colegas de trabalho ou sobre a empresa.”

Escolher os vídeos também é recomendável, pois podem dar uma ideia errada sobre o seu perfil. “Um candidato pode ser excluído de um processo seletivo se o que foi postado parecer ou se mostrar ofensivo”, esclarece a consultora.
Fonte: ArcaUniversal

Este Post Há 2 Comments

  1. é verdade as redes sociais tao cada vez mais uteis…

  2. aline gutjahr disse:

    É verdade, por isso temos que cuidar com tudo o que postamos, fazer parte de uma rede social é muito bacana, porém saber o que postar é importante, ter consciência!

Deixe uma resposta