Análise das mídias sociais antes da contratação

midias-sociais-1024x683

A cada ano, com os avanços tecnológicos, as redes sociais tem se tornado uma grande, senão, a principal fonte de comunicação em todos os meios: empresarial, escolar, familiar… Com isso, surgiu a ideia em diversas empresas no mundo todo, em antes de efetuar a contratação de um novo funcionário, o responsável em coletar informações sobre as pessoas, fica também com o link de suas redes sociais, para antes da contratação, fazer uma análise do perfil do candidato. Esse conhecimento da vida do candidato na internet é feito para saber se o que ele falou na entrevista realmente é o que se passa em sua vida, pois geralmente, pode-se conhecer grande parte da vida da pessoa levando em conta suas curtições no facebook, seus twitts, até mesmo suas fotos. Segundo especialistas, há algumas dicas para ter um bom desempenho no processo de aprovação pelas redes sociais, por exemplo, quando for publicar fotos, evite aquelas em que aparece com pouca roupa, consumindo bebidas alcoólicas, ou, quando publicar seu status, procure não falar nada que possa ultrajar o perfil de alguma instituição, principalmente se você já trabalhou na mesma alguma vez, pois assim, não fica aquela dúvida, “Se ele falou mal da empresa tal, se um dia sair daqui, vai falar mal daqui também”. Vídeos postados, imagens compartilhadas, também podem passar uma ideia errada sobre a pessoa, por isso é bom escolher com cuidado tudo que for publicado, pois o candidato pode ser eliminado da vaga se o que for visto em suas páginas possa se mostrar algo ofensivo, preconceituoso ou ilícito. Todas as mídias são uma fonte fácil, rápida e inesgotável de comunicação, porém, a utilização correta dessa tecnologia as fará mais eficientes ainda em nossas vidas, evitando problemas futuros.

Por: Diego Teles

Este Post Há 0 Comentários

Deixe uma resposta