Afinal de Contas o Que é TI? Suas Dúvidas Podem Ser a de Muitos

Florianópolis SC – A fim de deixar cada vez mais os Jovens e todos aqueles que fazem ou não parte da Força Jovem Brasil ou até pessoas que de certa formam estão ligadas a todo o nosso “Universo de TI” é que venho nesse momento, contribuir com o site da Força Jovem trazendo a todos matérias, assuntos tecnológicos e mais do que isso fazer com que cada vez mais quem não gosta dessa área venha cada vez mais se aproximar de uma forma a contribuir para seu conhecimento pessoal ou até mesmo profissional.

E para começarmos hoje iniciamos como assunto chave “O que significa TI?”, qual seu objetivo em nosso meio, quais são suas principais características e enfim o significado dessas duas letras que tem um peso enorme hoje no nosso mundo tão gerido por meios de comunicação, avanços tecnológicos em todos os setores da sociedade.

A TI (Tecnologia da Informação) tem como essência principal prover o acesso, armazenamento e uso das informações. Na verdade os serviços de TI são tantos que é incapaz de parametrizar uma área específica, pois a mesma é composta de várias subáreas e expressões na qual não se consegue defini-la por completo.

Temos hoje um cenário cercado de grandes áreas gerenciadas por TI como finanças, planejamento, design, produção de bens, a própria imprensa como atividades de editoração e até mesmo na produção de filmes, televisão e rádio.

Hoje nós vivemos em um mundo tão globalizado e dependente de informação que a mesma é tratada com um valor ($) incondicional, o impacto na perda de dados tanto para um usuário doméstico ou até mesmo uma empresa pode trazer de certa forma um prejuízo para tal pelo fato do valor dessas informações e não somente nesse ponto, mas também na forma apropriada de se utilizar os recursos de TI como forma de ganho produtivo no caso das empresas.

E em todo esse cenário que já foi relacionado entra o profissional de TI, tal qual têm como atribuições atualizar, desenvolver e implementar soluções computacionais, ou seja, é o profissional de TI quem proporciona o funcionamento e gerenciamento adequado de todo um parque de máquinas, por exemplo, de uma empresa.

Por TI ser tão diversificada a mesma é dividida em várias especializações tal como um exemplo muito claro de Medicina nós também temos dentro da área de TI como, por exemplo, profissionais de Banco de dados, desenvolvimento, Infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos entre outros. Já fica a dica para quem deseja seguir carreira em alguma dessas áreas onde se faz necessário encarar um curso técnico ou faculdade em cursos como de Ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação, e de graduação Tecnológica (Tecnólogo).

Mas afinal quem precisa de TI? Talvez isso muitas vezes as pessoas não reconheçam ou deem valor nos mínimos detalhes, por exemplo, se você tira passaporte, faz a declaração de imposto de renda ou até mesmo você vai comprar um medicamento em uma farmácia seus dados ficam armazenados em um Banco de dados da polícia federal daquele país.

Sendo assim a TI (Tecnologia da informação) foi e continua sendo agora mais do que nunca uma necessidade humana, pois o que proporcionou tudo isso, foi o próprio volume gigantesco de informações sendo processados e acima de tudo aproveitável.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues 25/01/2012
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Analista de TI da empresa Callisto Desenvolvimento em ERP e responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 4 Comments

  1. Evelini Maciel disse:

    Achei essa matéria muito interessante e instrutiva
    Show de bola

  2. fernando,

    Parabéns pelo artigo. se me permite, aproveito a oportunidade para agregar, deixando aqui o link do blog o gestor – top 100 melhores blogs de tecnologia e internet do brasil (www.ogestor.eti.br), blog que traz artigos sobre curiosidades tecnológicas, podcasts, mercado de trabalho, concursos, cursos e outras informações e dicas importantes para profissionais de ti, estudantes e para aos que desejam ingressar na área.

    abs.

  3. Juliana Rosso disse:

    Nossa! Muito legal!!! Tirei muuitas dúvidas a respeito disso!

Deixe uma resposta