A Internet Está Sobre Ataque!

Florianópolis SC – A internet de uns tempos pra cá para ser mais exato de uns cinco anos até aqui vem deixando de ser uma rede de computadores para ser uma rede de pessoas e isso de certa forma tem chamado a atenção da indústria e do governo pelo fato da indústria cultural, entretenimento e até mesmo da comunicação, tem visto ameaçada a sua posição, tal qual como o governo também se sente ameaçado pelo fato de hoje se ter tem um canal direto com qualquer pessoa e assim “temer” pelo seu poder de voz.

Sendo assim levantamos essa questão analisando vários movimentos que vem ocorrendo de defesa e ataque a internet e assim consideramos se de fato a mesma está ou não sobre ataque. De certa forma sim pode parecer “uma metáfora” a expressão do título, mas sendo assim voltaremos um pouco no tempo pra entender.

A internet foi desenvolvida em meados dos anos 60 e não nasceu por uma única empresa, por um grupo de corporações e muito menos por um estado e sim foi desenvolvida por um esforço coletivo e colocada de forma aberta e colaborativa, ou seja a força ou inteligência da internet não está sobre a administração de uma empresa ou um grupo de pessoas, e sim está nas pontas ou seja das pessoas que fazem parte dessa grande rede.

Aplicativos, direitos de copyright, músicas, vídeos, idéias e assim internet tem se transformado em um ambiente mercantilizado, perdendo a sua essência de neutralidade (obstrução da criação de novas tecnologias) e universalidade (tecnologias fechadas) de onde a mesma surgiu.

Exemplo claro são as próprias empresas como a apple que hoje aposta tudo em uma rede fechada, com programas próprios e infraestrutura própria fazendo assim com que nós usuários venhamos a ficar em uma “ilha digital” extremamente dependente da rede criada por eles.  Hoje nós temos empresas como a Google, a Microsoft e a IBM e contando também com as empresas de telecomunicações que podem sim indiretamente sem nós percebemos tomar o controle desses dois pontos Neutralidade e Universalidade que é o que faz a internet existir.

E você concorda com esses pontos? acha que a internet está sobre ataque mesmo? Deixe seus comentários abaixo.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues 23/07/2012
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Analista de TI da empresa Callisto Desenvolvimento em ERP e responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 1 Comentário

  1. village disse:

    village…

    A Internet está sobre Ataque!…

Deixe uma resposta