A Forma Mais Inteligente de Usar as Redes Sociais

Florianópolis SC – Existe uma grande barreira enfrentada hoje ao que se tange o fato da utilização das redes sociais de uma forma improdutiva, entendendo dessa forma muitas empresas começam a bloquear a maioria das redes sociais como Orkut, facebook, live space, twitter entre outras redes. O grande obstáculo que enfrentamos não é pelo fato da improdutividade, mas sim pela falta de aproveitamento dos usuários.

O fato é que algumas pessoas tem uma facilidade maior de controlar suas atividades em paralelo ao que se faz nas redes sociais, outras ao contrário não conseguem e acabam se dispersando em determinadas tarefas fazendo com que uma tarefa que era pra levar 2 horas pra fazer acaba demorando o dobro ou até o mesmo o triplo do tempo inicialmente planejado.

Troca de mensagens sem valor profissional, visualizando fotos de amigos ou ainda o compartilhamento de conteúdos que não trarão nenhum retorno são alguns dos pontos que devemos levar em conta, sendo assim devemos ter a capacidade de separar muito bem o nosso tempo para divertimento e para a produção, pois tentar realizar os dois ao mesmo tempo se coloca com uma forma fatal para a não conclusão de uma tarefa planejada inicialmente.

Em todo esse cenário podemos citar muito bem o Facebook com uma das redes sociais mais improdutivas, pois ali temos a nosso alcance um conteúdo muito rico de entretenimento e ao mesmo tempo em que também temos os nossos amigos, familiares, conhecidos que vão com certeza acabar fazendo com que o nível de dispersão seja maior.

Diante dessa situação vão aí algumas dicas para que possamos de certa forma aperfeiçoar nossas tarefas profissionais para justamente aquelas pessoas que são extremamente dependentes das redes sociais e precisam estar agregando isso à produtividade no seu trabalho.

1º – Tempo Planejado: Nunca perca o foco, pois quando você designar um determinado tempo para fazer tal trabalho ou tarefa faça isso primeiramente depois vem o divertimento.

2º – Feche o Orkut, Facebook, Linkedin, Twitter etc.. : Se você não fechou ainda o que está esperando? Não deixe que a dispersão bata a sua porta, resista seja forte nem pense em somente abrir para deixar em modo ausente ou stand by.

3º – Pra que deixar pra depois? – Tem pessoas que não conseguem começar algo e acham que podem deixar para o final, pois tem algo “Mais importante para ver” sendo assim eu quero acreditar que o que você faz nesse momento é algo que você ama e gosta de fazer e não faz por obrigação, dessa forma não entre na onda desse pensamento e termine suas tarefas programadas primeiramente.

4º – Se orgulhe do resultado e se bonifique – A partir do momento que a sua disciplina for melhorando quanto à utilização das redes sociais, comece a dar a si mesmo alguns prêmios como, por exemplo, faça algo que você gosta se caso realmente você cumpriu a sua programação, mas lembre-se, seja honesto consigo mesmo e de nada adianta se premiar de algo que você não mereceu e isso é claro funciona para qualquer situação seja ela profissional ou pessoal.

Escrito por Fernando Antunes Rodrigues 25/01/2012
Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores
Analista de TI da empresa Callisto Desenvolvimento em ERP e responsável de TI da equipe VPR SC

Este Post Há 9 Comments

  1. elias disse:

    forca joven tortuguitas domingo 3 de la tarde

  2. Andreza Oliveira disse:

    Se distrair na tarefa principal é muito fácil, precisamos sempre ter métodos para focar… Parabéns pela matéria!

  3. leandro fernando disse:

    Muito bacana a matéria, realmente precisamos sempre estar controlando o nosso tempo e separar trabalho de diversão.

  4. Obr Jesiel - VPR de Araranguá - SC disse:

    muito bacana essa materia gostei muito…

  5. Pra tudo tem seu tempo…. muito importante essa postagem parabéns ai pro pessoal

  6. Aline Gutjahr disse:

    ótima essa matéria, realmente precisamos separar tempo para tudo.

Deixe uma resposta